sábado, 25 de maio de 2013

THE GREAT GATSBY

Estreou em Portugal no passado dia 16 o tão esperado filme, O GRANDE GATSBY e nós estivemos lá! Uma já quarta adaptação do grande clássico de literatura de F. Scott Fitzgerald publicado em 1925, para o cinema desta vez conduzido pela mão e mente do cineasta Baz Luhrmann. Geralmente, os livros superam sempre os filmes... a nosso ver, isso dificilmente mudará, pois o que imaginamos na nossa mente há-de nunca ser uma personagem cópia do filme and so on. E a nossa mente e alma, sem querer, desiludem-se. Pessoalmente, nenhuma de nós leu o livro, mas pelas criticas que andámos a ler, a maioria das pessoas sublinharam a preferência ao original.

Pois bem, para quem ainda não sabe nada sobre o filme eis um pequeno resumo sobre a história:

O filme passa-se nos loucos anos 20 onde retrata maioritariamente a riqueza que se vivia naqueles tempos e a euforia constante do exagero, do poder e do viver tudo intensamente. Nick Carraway (Tobey Maguire) tinha um grande fascínio por seu vizinho, o misterioso Jay Gatsby (Leonardo DiCaprio). Gatsby uma personagem verdadeiramente misteriosa e interessante, consegue despertar-nos para vários aspetos da vida, que no fim podemos dizer que são várias as "lições" que podem ser tiradas desta história. Continuando! ... Após Nick ser onvidado pelo milionário para uma festa incrível, o relacionamento de ambos transforma-se numa forte amizade. Quando Nick descobre que o seu amigo tem uma antiga paixão pela sua prima Daisy Buchanan (Carey Mulligan), ele resolve reaproximar os dois, esquecendo o fato dela ser casada com o seu velho amigo dos tempos de faculdade, o também endinheirado Tom Buchanan (Joel Edgerton). Agora, o conflito está armado e as consequências serão trágicas.



Pequenas impressões sobre o filme:

1. Não gostámos do fato do filme ser em 3D. Faria mais sentido e pensamos que seria mais "real" e apaixonante em 2D.
2. Para quem não conhece a história é um filme giro e com um trama diferente do habitual.
3. Os cenários são de sonho. Fazem-nos sonhar e fascinarmo-nos novamente pelos anos 20 que o MARCADOR tanto adora.
4. A banda sonora é de sonho.
5. O guarda-roupa é de MORRER e ir para o CÉU. Fabulous, Fabulous, Fabulous!

Pois bem, pegando neste último ponto, o sonho só podia ter tido as mãos de alguém tão fabulous que em tudo o que mexe transforma. Falamos de Miuccia Prada e Catherine Martin [responsável pelo vestuário de todo o filme). Foi por acaso, a segunda que convidou Miuccia Prada para lhe ajudar, visto que Catherine inspirou-se na coleção primavera e inverno 2010 e 2011. Vários modelos destas coleções foram adaptados para o filme e ainda participaram peças da MIU MIU. Como podemos ver, um vestuário de luxo, provavelmente perfeito para os roaring 20´s!
De forma que é esta a dupla responsável pelo desenho e criação dos 40 fatos "chave", e todos eles são de chorar por mais. De uma elegância e requinte soberbos e uns detalhes incrivelmente apaixonantes. Saímos do filme com vontade mais, com vontade de dançar o Charleston e abanar o corpo todo, as pernas para a frente e para trás, de nos enchermos de pérolas, fitas, coletes de pêlo e afins, de circularmos em casarões de contos de fada e de nos apaixonarmos ainda mais intensamente.
Eis aqui alguns dos desenhos  criados para a personagem de Carey Mulligan, a fraca e ao mesmo tempo apaixonante Daisy Buchanan.









Exposição de Martin & Prada dos 40 modelos que criaram juntas para o filme. Esta exposição esteve aberta ao público em Soho, Nova Iorque, até dia 14 de Maio.


E por último não podiamos deixar de dizer: O Leonardo Dicaprio a cada ano que passa mais fascinante e belo se torna... resta-nos suspirar!


O elenco a abrir o Festival de Cannes 2013



Some twentie´s inspiration! 




 Vogue Australia - Maio 2013

 Gucci






 Tory Burch


 Alberta Ferretti Pre-Fall 2012



Stunning!!




Camila Belle - Salvatore Ferragamo






Oheka Castle - Gold Coast Gatsby Hotel - Long Island, New York

Sem comentários:

Enviar um comentário